Você está em: Início > Notícias

Notícias

27/11/2025 - 12:26

ICMS - RS

Comitê Gestor do IBS inicia seleção de empresas para a fase testes da reforma tributária


Cerca de 300 empresas serão convidadas a integrar essa fase inicial, selecionadas de forma automatizada

O Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS) iniciou o processo de seleção das empresas que participarão do Projeto Piloto do Sistema de Apuração Assistida do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), etapa de preparação para a entrada em vigor do novo tributo em 2026.

Desenvolvido em parceria com a Sefaz Virtual do Rio Grande do Sul (SVRS), sistema gerenciado pela Receita Estadual e Procergs, o piloto testará os fluxos de apuração do IBS a partir de dados reais de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e). Cerca de 300 empresas serão convidadas a integrar essa fase inicial, selecionadas de forma automatizada a partir de critérios técnicos como volume de operações, abrangência nacional, qualidade da informação fiscal e enquadramento no regime de tributação regular.

A lista das empresas habilitadas será divulgada em 26 de dezembro de 2025. O piloto terá duração de três meses, entre janeiro e março de 2026. A partir de abril, inicia-se a segunda fase, que incluirá novos contribuintes, com acréscimo de documentos fiscais eletrônicos e operações sujeitas a regimes específicos de tributação.

FONTE: Notícias da Sefaz-RS.


 




Conte com o DP Prático, seu DP descomplicado.
Solução prática para as rotinas trabalhistas e previdenciárias.
Experimente grátis!