Você está em: Início > Notícias

Notícias

03/11/2008 - 17:26

Defesa do Consumidor

Embalagens de ovos deverão conter advertências ao consumo

 


 


Gemada, ovo mole e até glacês e mousses feitos a partir de ovo cru vão receber uma atenção especial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Nesta terça-feira (4), a Agência vai publicar uma Consulta Pública que propõe a modificação da rotulagem das embalagens de ovos. A proposta prevê que os rótulos de todos os ovos apresentem duas advertências: "O consumo deste alimento cru ou mal cozido pode causar danos à saúde" e "Mantenha os ovos preferencialmente refrigerados".


 


A partir da publicação no Diário Oficial, a Consulta Publica passará a valer por 60 dias. Nesse período, os cidadãos poderão oferecer críticas e sugestões ao texto. Se o documento for aprovado sem modificações, as novas regras poderão entrar em vigor em meados do próximo ano.


 


De acordo com a diretora da Anvisa, Maria Cecília Martins Brito, o objetivo da regulamentação é alertar as donas de casa e responsáveis por restaurantes sobre a possibilidade de contaminação causada pela bactéria salmonela. Essa bactéria é muito comum na casca ou no interior de ovos crus. “Essa proposta de resolução trata principalmente de uma comunicação de risco. Isso é uma forma de a vigilância sanitária alertar à população para reduzir riscos”, argumenta.


 


Dentre os principais sintomas apresentados pelo indivíduo contaminado pela Salmonella estão náuseas, vômitos, dores abdominais e diarréia. Segundo Maria Cecília, dados do Ministério da Saúde revelam que, entre 1999 e 2006, foram notificados à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) 5.327 surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA).


 


Um estudo feito pela SVS entre 1999 e 2004 revelou 3.737 surtos só neste período, 202 deles causados pela Salmonella.


 


A análise indicou que, dentre os mais de três mil surtos, 67% deles estavam associados ao consumo de um tipo específico de alimento. As ocorrências provocadas por preparados com ovos ou maionese representaram 21,1% do total, seguida por alimentos com preparações mistas (18,9%), carnes vermelhas (13%) e sobremesas (11,5%).


 


O estudo também revelou que as residências são os locais com maior ocorrência de surtos, com 48,5% do total, seguidas de restaurantes (18,8%) e escolas (11,6%).


 


Maria Cecília Brito ressalta que as mudanças na rotulagem não deverão provocar uma redução no consumo do produto. "O ovo é um alimento muito importante do ponto de vista nutricional. Nós somente queremos adicionar cuidados à manipulação do alimento", explica.


 


Fonte: Anvisa.



Já viu os novos livros COAD?
Holding, Normas Contábeis, Perícia Contábil, Demonstrações Contábeis,
Fechamento de Balanço e Plano de Contas, entre outros.
Saiba mais e compre online!