Você está em: Início > Notícias

Notícias

13/01/2022 - 12:50

Município de Recife

Recife divulga calendário de pagamento do IPTU 2022 e oferece descontos de até 10%

Contribuintes do Recife começam a receber, a partir desta semana, os carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) para o exercício 2022. A Secretaria de Finanças do Recife vai distribuir 359.393 boletos para o calendário de pagamento, que começa em 10 de fevereiro, quando vence a cota única ou a primeira parcela do tributo. A Prefeitura vai oferecer até 10% de desconto para quem quitar o tributo à vista. O parcelamento continua oferecido em dez vezes, sempre com vencimento no dia 10 de cada mês.


Quem não receber o carnê pode gerar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no ícone “IPTU 2022”, na área de Acesso Rápido do Portal Recife em Dia (recifeemdia.recife.pe.gov.br), ou no aplicativo Conecta Recife, onde também é possível acessar o QR code ou o código numérico para quitar o boleto por meio do PIX. Para isso, basta ter em mãos o Sequencial do imóvel.


“Iniciamos mais um ano de muito trabalho por parte da Prefeitura, que precisará se manter próxima da população. O IPTU traz uma receita importante para a nossa gestão e que a gente conta para transformar todas as áreas de interesse público da cidade, como saúde, educação e urbanização. Em 2021, mostramos que estamos em busca permanente por reduzir despesas e elevar receitas, para seguir solucionando problemas da cidade e elevando os serviços oferecidos às pessoas. E tudo isso só funciona a partir do financiamento da sociedade por meio de tributos como o IPTU. Estamos conseguindo entregar muitas coisas e o plano é avançar ainda mais”, detalha a secretária de Finanças do Recife, Maíra Fischer. 


Descontos


Contribuintes adimplentes (sem dívidas em 30 de novembro de 2021) receberão os boletos já com o abatimento de 10% para pagamento em cota única e de 5% no valor total do pagamento parcelado. Por estarem em dia com a Prefeitura, os valores já são descontados de forma automática. Já os contribuintes com pendências terão direito a apenas 5% na cota única. No parcelamento, não há descontos para inadimplentes. 


Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFSe)


Imóveis que foram indicados para ter abatimento do imposto utilizando créditos gerados na Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) já recebem os carnês 2022 com o desconto aplicado. Mais de 13 mil imóveis foram indicados para receber esses descontos em 2022 e dá para solicitar a inclusão do CPF em notas de escolas, faculdades, unidades de ensino de idiomas, academias, estacionamentos e diversos outros serviços. Os créditos gerados têm validade de até cinco anos. 


“Comece a incluir CPF na Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFSe) e tenha descontos nos próximos anos. A ação gera créditos automáticos que podem ser usados para abater até 50% do valor do IPTU”, indicou a secretária.


Correção do IPTU 2022


A Secretaria de Finanças do Recife informa que as normativas referentes ao IPTU da cidade seguem o Código Tributário Municipal, vigente desde 2000. Desde então, a correção anual é automática e utiliza o IPCA, medidor oficial da inflação no Brasil, acumulado de 12 meses encerrados em outubro. No período apurado para 2022, o índice foi de 10,67%.


Fonte: Sefin-Recife.



Já viu os novos livros COAD?
Holding, Normas Contábeis, Perícia Contábil, Demonstrações Contábeis,
Fechamento de Balanço e Plano de Contas, entre outros.
Saiba mais e compre online!